FAQ – Perguntas frequentes

O que é a NEOKOROS?

A NEOKOROS é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de identificação pessoal através da biometria (impressões digitais).

A NEOKOROS é uma empresa nacional?

Sim. A NEOKOROS é uma empresa 100% brasileira presente em todo o Brasil. Apesar de genuinamente brasileira, a NEOKOROS possui parcerias com empresas internacionais para o desenvolvimento de hardware projetado em sua sede no Brasil além de comercializar seus produtos para países estrangeiros. A extensão das relações internacionais da NEOKOROS, no entanto, não está limitada apenas à produção de componentes e a comercialização de hardware. As políticas de administração admitem e incentivam quaisquer outros segmentos de interesse entre parceiros de qualquer parte do mundo, envolvendo desenvolvedores, integradores, parceiros comerciais, etc.

Onde fica a sede da NEOKOROS?

Rua 86, 445 – Setor Sul, Goiânia GO, Brazil. 74083-385.

Quais os segmentos de atuação da NEOKOROS?

Devido às características de segurança, agilidade e confiabilidade de seus sistemas de acesso e ponto, os segmentos de atuação da NEOKOROS apresentam vasta abrangência. Estes são alguns exemplos de onde as soluções NEOKOROS são aplicadas:
- Controle de acesso em academias;
- Controle de Bibliotecas;
- Controle de acesso e frequência de alunos em escolas, universidades e instituições de ensino;
- Controle de ponto, acesso e refeitório em empresas e indústrias;
- Controle de acesso em clubes;
- Controle de acesso e consumação em boates, casas noturnas e estabelecimentos de entretenimento;
- Controle de acesso em condomínios verticais e horizontais;
- Controle de garagens e estacionamentos;
- Controle de automação;
- Controle de acesso em penitenciárias federais;
- Controle digital para retirada de documentos.

A NEOKOROS possui algum certificado internacional?

Sim. A empresa possui a certificação IEEE / CBP: Institute of Electrical and Electronics Engineers / Certified Biometrics Professional (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos - Profissional de Biometria Certificado). O IEEE ou I3E foi formado em 1963 nos Estados Unidos e uma de suas principais funções é o estabelecimento de normas e padrões para o funcionamento de dispositivos em todo o mundo. A compressão de imagens usada pela NEOKOROS apresenta tecnologia WSQ, aprovada pelo NIST - National Institute of Standards and Technology (Instituto Nacional de Tecnologia e Padrões) e pelo FBI – Federal Bureau of Investigation (Agência Federal de Investigação) norte-americanos.

Quais são os produtos vendidos pela NEOKOROS?

São diversos produtos para soluções de acesso biométrico. Para uma descrição das principais categorias de produtos, por favor, consulte a seção “Produtos” deste website.

Como posso ser parceiro NEOKOROS?

Por favor, preencha o formulário presente no link “Contato” ou ligue para o número encontrado no link.

O que é um “integrador”?

É um desenvolvedor de sistemas os quais podem interagir com as soluções biométricas NEOKOROS. A combinação dos elementos de desenvolvimento com o Sistema de Controle DOKEO produzido pela NEOKOROS pode ser formulada para o desenvolvimento personalizado de uma solução biométrica exclusiva, perfeitamente adequada às necessidades do usuário. As soluções podem incluir controle de ponto, entrada, saída, refeitório, autorizações específicas para entrada/saída de áreas restritas e quaisquer outras considerações necessárias. Se uma determinada empresa ou qualquer outro tipo de instituição possui uma base de dados de indivíduos, gerida ou não por um sistema especialmente desenvolvido, a integração destes elementos com os equipamentos (hardware) e sistemas (software) NEOKOROS podem ser formulados para a criação otimizada e eficiente de um sistema de acesso biométrico seguro, ágil e extremamente confiável. Não importa o tamanho da base de dados ou do número de indivíduos a utilizar os sistemas de acesso biométrico. Uma solução pode ser desenvolvida com adequação total quanto às suas necessidades.

Em quais segmentos existem integradores com a NEOKOROS?

- Controle de acesso em academias;
- Controle de Bibliotecas;
- Controle de acesso e frequência de alunos em escolas, universidades e instituições de ensino;
- Controle de ponto, acesso e refeitório em empresas e indústrias;
- Controle de acesso em clubes;
- Controle de acesso e consumação em boates, casas noturnas e estabelecimentos de entretenimento;
- Controle de acesso em condomínios verticais e horizontais;
- Controle de garagens e estacionamentos;
- Controle de automação;
- Controle de acesso em penitenciárias federais;
- Controle digital para retirada de documentos.

Como posso integrar meus sistemas com a NEOKOROS?

Por favor, preencha o formulário presente no link “Contato” ou ligue para o número encontrado no link.

Posso obter algum kit de desenvolvimento para o hardware NEOKOROS?

Sim. O Kit de Desenvolvimento (SDK) para hardware NEOKOROS apresenta as seguintes características:
- Suporte ao hardware NEOKOROS NK-FP3, NK-FP4;
- Componente de integração para suporte a várias linguagens de programação;
- Documentação on-line e programas exemplo com código fonte;
- Captura de imagem, reconhecimento, envio de mensagens e acionamentos;
- Integração com NEOKOROS Biometric Solution ou soluções de terceiros;
- Suporte a múltiplos coletores de dados.

Como posso obter o SDK Neokoros?

Por favor, preencha o formulário presente no link “Contato” ou ligue para o número encontrado no link.

Por que se tornar um integrador NEOKOROS?

A principal vantagem da integração de sistemas com a NEOKOROS é a crescente gama de aplicações onde a biometria estará – inevitavelmente – presente. Além de sistemas bancários, o reconhecimento biométrico se encontrará disponível em hotéis, em processos de identificação imediata para preenchimento de dados de cadastros, na obtenção de tíquetes de acesso, emissão de passagens, emissão de ingressos, autorizações impressas, transmissão e recebimento de informações, ativação de equipamentos, obtenção de documentos, etc.

A empresa oferece serviço de suporte?

Sim. O Serviço de Suporte Autorizado NEOKOROS está disponível de segunda à sexta, das 08:00 as 18:00 através de contato telefônico ou on-line para a resolução de quaisquer problemas de instalação, configuração e operação do hardware e do software produzido pela NEOKOROS. Caso seja necessário, a visita de técnicos pode ser providenciada através dos canais de contato com a NEOKOROS.

O que é Biometria?

Segundo o “National Science and Technology Council” (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia) dos Estados Unidos, a biometria é um termo genérico usado para designar tanto uma característica quanto um processo. Como característica, a biometria refere-se a uma medida biológica ou comportamental usada para reconhecimento automatizado de um indivíduo. Como processo, refere-se a métodos automatizados para reconhecimento do indivíduo baseado em medidas biológicas e características comportamentais.

Como o reconhecimento biométrico é executado?

Através da utilização de equipamentos especiais responsáveis pela leitura das características biométricas. O resultado das leituras é comparado às informações de uma base de dados previamente formulada. Se o resultado da leitura biométrica estiver presente na base de dados, o processo de reconhecimento é finalizado positivamente. Critérios de reconhecimento podem ser adicionados eletronicamente, permitindo aplica-los a diferentes indivíduos ou grupos de indivíduos. Desta forma, a pessoa “X” poderá ter determinados privilégios diferentes da pessoa “Y” (quando devidamente identificada). Ao mesmo tempo, a pessoa “Z” poderá por sua vez, não ter privilégio algum. O princípio é aplicado às ações as quais apenas indivíduos devidamente identificados – e consequentemente autorizados – possuem determinado privilégio de execução como, por exemplo, entrar em determinados recintos ou obter informações específicas. Um dos métodos mais utilizados de reconhecimento biométrico é a leitura da impressão digital do indivíduo. Um leitor especial captura a imagem da impressão do dedo da pessoa e produz um modelo de informações (“template”) e o compara com os dados presentes no dispositivo e/ou na base de dados caso a solução esteja dotada de módulos biométricos ligados a um computador e gerenciados por um software especial. Se as informações forem correspondentes com os dados presentes no dispositivo ou na base de dados armazenada em um computador, o reconhecimento é “positivo” e então os privilégios pré-configurados para aquele indivíduo (autorização de entrada em determinado recinto) são imediatamente aplicados. Outro método comum de reconhecimento biométrico é por leitura facial. As feições dos indivíduos são lidas e as informações produzidas (“template”) procedem tal qual a identificação realizada por impressões digitais.

Para uma solução de identificação biométrica completa basta ter um equipamento?

Depende do tipo de solução de identificação o qual deve estar em correspondência com as necessidades da aplicação. Uma identificação biométrica residencial para abertura de portas e portões pode exigir apenas um equipamento com ou sem seus respectivos acessórios. No entanto, soluções de identificação para um condomínio residencial onde há a presença de grande número de residentes ou instituições com número considerável de funcionários exigem equipamentos de acesso (catracas, cancelas, portões, portas...), software de gerenciamento, hardware para armazenamento de dados e funcionamento do software de gerenciamento e uma rede local para a intercomunicação entre os itens relacionados. As soluções NEOKOROS, permitem a implantação de soluções biométricas para quaisquer necessidades, não importando a quantidade de usuários.

Já ouvi dizer sobre a identificação biométrica ser eficiente apenas em situações onde poucos usuários são cadastrados. Isso é verdade?

As atuais tecnologias e o algoritmo usado pela NEOKOROS permitem a identificação de um indivíduo em até menos de um segundo, de acordo com o modo de operação do equipamento utilizado para a identificação biométrica. A NEOKOROS utiliza um dos melhores algoritmos do mundo, especialmente desenvolvido para suprir todas as deficiências previamente apresentadas pela biometria quando em seu estágio de desenvolvimento. O processo de reconhecimento biométrico atualmente realizado pela NEOKOROS é rápido, seguro, estável e confiável, independentemente do número de registros (indivíduos) presente na base de dados. A quantidade de pessoas cadastradas – qualquer que seja o número – não afeta a eficiência do sistema.

O que é um “algoritmo”?

Algoritmos são sequências de instruções para a realização de tarefas específicas e podem estar presentes em autômatos com capacidade de processamento lógico ou em programas de computador. O algoritmo desenvolvido e utilizado pela NEOKOROS apresenta como diferencial a exclusiva tecnologia de identificação 1:N (one to many / um para muitos), o que permite a execução do processo de identificação de uma impressão digital em menos de um segundo, mesmo em uma base de dados com milhares de usuários cadastrados. Por ser um dos mais avançados algoritmos do mundo, os produtos NEOKOROS oferecem um grau de confiabilidade e eficiência sem precedentes no mercado.

Qual a vantagem da identificação biométrica?

O processo de identificação quando realizado através de soluções biométricas NEOKOROS é extremamente seguro, rápido e eficiente. A segurança está na metodologia de identificação a qual utiliza traços corporais únicos, encontrados em cada indivíduo. Embora seja possível forjar impressões digitais a partir de moldes de impressões confeccionados em materiais sintéticos, a biometria permite técnicas de identificação que, quando combinadas, promovem um alto nível de segurança. Os atuais leitores biométricos comercializados pela NEOKOROS são capazes de rejeitar imagens de impressões provenientes de materiais como silicone, borracha e cola branca. Também é possível, por exemplo, associar a identificação por impressões digitais à identificação facial para confirmação da identidade de um indivíduo devidamente cadastrado e autorizado em uma base de dados pré-formulada. Esta por sua vez, conta com a mais recente e confiável tecnologia de encriptação. A agilidade oferecida pela identificação biométrica está na velocidade de execução de processos realizados pelos equipamentos dotados da tecnologia NEOKOROS de identificação 1:N (one to many / um para muitos). A identificação biométrica dispensa o indivíduo de memorizar senhas, carregar consigo cartões, chaves, ou quaisquer outros objetos sujeitos à perda, roubo ou duplicação.

Como funciona o algoritmo 1:N usado pela NEOKOROS?

O processo tradicional de reconhecimento utilizado pela maioria das outras soluções existentes no mercado percorre toda a base de dados cadastrada para a identificação de um indivíduo; (método de comparação 1:1 ou “um para um”). As inovações neste método são reduzidas às tentativas de aumento de velocidade na varredura de toda a base de dados para o processamento em tempo hábil. A NEOKOROS por sua vez, realizando constantes aprimoramentos para seu filtro 1:N (um para muitos), apresenta a otimização de desempenho e veracidade de informações obtidas por um motor com a capacidade de retornar uma “lista de candidatos” reduzida. O filtro final aplicado à “lista de candidatas” é formado por um algoritmo 1:1 (um para um) baseado em minúcias. A NEOKOROS escolheu os algoritmos Neurotechnologija e Testech – ambos classificados entre os quatro melhores algoritmos do mudo; (FVC 2004 – Fingerprint Verification Competition), avaliados pelo NIST em 2003 para verificação final de amostras digitais. A combinação destes elementos torna o processo de reconhecimento NEOKOROS um dos mais eficientes e confiáveis do mercado, tornando a rapidez e agilidade de operações em características sem precedentes nos processos de reconhecimento biométrico.

Necessito uma solução de identificação biométrica para acesso a sistemas de informação a dados sensíveis. A NEOKOROS me oferece este tipo de solução?

Sim. O princípio de identificação e autorização é o mesmo utilizado para o acesso de indivíduos a ambientes físicos restritos. É perfeitamente possível implantar soluções de autorização independentemente do tipo de ação a ser executado após a realização da identificação positiva (autorizado) ou negativa (não autorizado) de indivíduos.

Como posso saber se determinado produto é ideal para a solução que preciso?

Por favor, consulte a NEOKOROS através do link de contato para a determinação de uma solução biométrica adequada às suas necessidades.

O que é um coletor de dados?

Coletores de dados são dispositivos usados para a captação dos dados biométricos de indivíduos. Após a captação, processos comparativos internos (funcionamento StandAlone) ou externos (utilização de base de dados armazenada em computador – funcionamento on-line) realizam o reconhecimento positivo (autorização) ou negativo (não autorizado) determinando o curso de ação do indivíduo. Um exemplo clássico é a determinação de autorização para entrada ou não de um recinto restrito. Os coletores de dados podem captar, por exemplo, impressões digitais ou feições do rosto do usuário e assim compara-las com as informações existentes em uma base de dados previamente construída, presente no próprio coletor de dados ou em um computador. Se a pessoa se encontrar cadastrada dentro de uma série de privilégios de acesso (opcionalmente atribuídas), então a autorização é fornecida e o acesso liberado (abertura de portas, portões, cancelas, liberação de catracas).

O que significam os termos “StandAlone” e “on-line”?

“StandAlone” é um termo comumente usado em tecnologia para designar um tipo de funcionamento de dispositivos de forma independente, sem a necessidade de conexão a qualquer aparelho externo. Determinadas funções podem ser executadas, por exemplo, pelo próprio aparelho sem a necessidade de conecta-lo a um computador. O funcionamento “on-line” compreende o inverso: o equipamento necessita da conexão com um dispositivo externo – como um computador – para funcionar. Embora os métodos de funcionamento sejam diferentes, isto não significa, necessariamente, que determinado produto só poderá funcionar em um ou outro modo. A maioria dos dispositivos possui capacidade para funcionamento híbrido e inteligente: se determinadas funções não podem ser desempenhadas enquanto uma conexão com um computador não está disponível, elas estarão em pleno funcionamento quando a conexão for restabelecida; (fallback). É o caso clássico de perda de energia, desconexão de cabos de rede ou reinicialização de servidores.

Quais são as categorias de produtos comercializados pela NEOKOROS?

Em geral, as categorias de produtos disponibilizados pela NEOKOROS são:
- Módulos Biométricos;
- Leitores Biométricos;
- Placas Controladoras;
- Catracas;
- Software.

O que são Módulos Biométricos?

Módulos Biométricos são dispositivos para leitura e reconhecimento de características biométricas de indivíduos. Geralmente são dotados de um sensor para leitura e reconhecimento de impressões digitais previamente cadastradas em uma base de dados existente no próprio dispositivo (modo “StandAlone”) ou armazenada em um computador (modo “on-line”), teclado para digitação de comandos relacionados à funções e modos de operação, tela para exibição de informações e portas para conexões à rede local e outros dispositivos. Os Módulos Biométricos ainda podem oferecer recursos adicionais, como leitores de cartões de proximidade e câmeras para registro da imagem no momento de obtenção da impressão digital do indivíduo. Os Módulos Biométricos no presente contexto são utilizados para reconhecer e autorizar pessoas previamente cadastradas para a realização de ações. Por exemplo, se determinadas pessoas estão previamente cadastradas com os privilégios necessários para acesso a um recinto restrito, basta então que a pessoa cadastrada posicione o dedo no leitor do Módulo Biométrico para o destravamento automático da trava da porta do recinto. O mesmo princípio é aplicado à abertura de portões, cancelas, etc. Evidentemente, uma pessoa não cadastrada ou sem os privilégios necessários configurados no software de gerenciamento do dispositivo, não terá permissão de entrada no recinto.

O que são “Leitores Biométricos”?

Um “Leitor Biométrico” é o componente responsável por capturar a imagem das características biométricas de indivíduos. Um leitor biométrico pode ser um leitor de impressões digitais. Neste caso, ao colocar o dedo, o leitor obterá uma imagem da impressão para ser enviada a um dispositivo onde serão realizadas comparações de dados indicando a presença ou não de tais informações em um cadastro previamente efetuado. Leitores biométricos podem equipar os chamados “Módulos Biométricos” e quaisquer outros dispositivos os quais sejam compatíveis e requeiram processos rápidos de identificação pessoal. Como exemplo de uso cada vez mais comum destes dispositivos de leitura de impressões digitais, temos os leitores acoplados a computadores, os quais necessitam de identificação para autorização de uso e os leitores equipados em catracas, para autorização de pessoal pré-cadastrado em uma base de dados.

O que são “Placas Controladoras”?

No contexto dos produtos NEOKOROS, as Placas Controladoras são componentes de hardware responsáveis pelo gerenciamento de diversos dispositivos concebidos para controle de ponto, acesso e a operação de diversos equipamentos como Módulos Biométricos, catracas, leitores de cartões de proximidade e outros.

Quais são os sistemas (software) desenvolvidos pela NEOKOROS?

Atualmente a NEOKOROS produz o Sistema DOKEO para o gerenciamento eletrônico, controle de acesso, controle de refeitório, monitoramente por câmeras e frequência de funcionários. A NEOKOROS também produz o aplicativo NKHM para gerenciamento e controle de diversos dispositivos funcionando em modo “on-line”.

Gostaria de implementar um controle de acesso biométrico às catracas disponíveis em meu estabelecimento. As catracas podem ser aproveitadas?

Se as catracas existentes são eletrificadas e possuem acionamento por solenoides, a solução biométrica poderá aproveitar as catracas existentes. Caso as catracas possuam acionamento totalmente manual, será necessário acrescentar à solução, o uso de catracas compatíveis; (biométricas). A NEOKOROS dispõe de uma linha completa de catracas biométricas, orientadas para as mais diversas aplicações.

O que são “Catracas Biométricas”?

São catracas com componentes necessários para o reconhecimento biométrico e autorização de acesso para indivíduos pré-cadastrados em uma base de dados. As “Catracas Biométricas” possuem dispositivos de segurança como desarme automático para a segurança dos usuários em situações com a necessidade de rápida evacuação do local e modo de operação manual no caso de falta de energia ou problemas na utilização dos computadores responsáveis por armazenar e gerenciar a base de dados. A NEOKOROS dispõe de uma linha completa de catracas biométricas, orientadas para as mais diversas aplicações e todas elas podem ser gerenciadas pelo sistema DOKEO.

O Sistema DOKEO é um aplicativo de código aberto?

Não. A utilização do Sistema DOKEO é baseada em aquisições de licenças periódicas cujos custos dependem do tipo de solução implantada e os módulos necessários na aplicação para o perfeito gerenciamento da solução biométrica.

Minha licença de uso do Sistema DOKEO expirou/vai expirar. Como posso renova-la?

Por favor, preencha o formulário presente no link “Contato” ou ligue para o número encontrado no link.

Não foi fornecida qualquer documentação e nenhum software de controle para meu equipamento NEOKOROS recém-adquirido. O que devo fazer?

Os produtos NEOKOROS são acompanhados de documentação de utilização e software de controle. Por favor, preencha o formulário presente no link “Contato” ou ligue para o número encontrado no link para envio imediato destes e de quaisquer outros itens pertinentes aos produtos adquiridos.

Como é a garantia dos produtos NEOKOROS?

Os produtos NEOKOROS possuem garantia contra defeitos de fabricação por um ano. A documentação dos produtos fornece detalhes sobre o funcionamento da garantia em seu respectivo certificado. Para validação da garantia, é impreterível a nota fiscal do equipamento e seu número de série.

Minha dúvida não está no FAQ. Como posso obter mais ajuda?

Por favor, preencha o formulário presente no link “Contato” ou ligue para o número encontrado no link. Teremos prazer em sanar quaisquer dúvidas pertinentes aos produtos e soluções NEOKOROS.