A tecnologia de leitura facial está mais presente em nosso dia a dia do que se imagina. Ela é ativada, por exemplo, a cada vez que a câmera de seu smartphone inicia o aplicativo de detecção de faces. Ativação de cadastros, validação de transações financeiras e até confirmação de pagamento. Esses são outros nichos nos quais o reconhecimento de faces vem ganhando mercado nos últimos anos.

 

Na prática, a leitura facial consiste basicamente em identificar pessoas, combinando imagens de faces armazenadas em bancos de dados com rostos capturados por câmeras fotográficas ou de vídeo. Nesse cruzamento de informações, características como distância entre os olhos, comprimento do nariz, tamanho do queixo e desenho da mandíbula são analisadas no reconhecimento.

 

Em condomínios, o objetivo é garantir mais segurança e agilidade no acesso.
A análise feita com base nas características dos rostos, é comparada com as faces do banco de dados de moradores ou funcionários e diz se uma pessoa está autorizada, ou não, a entrar no condomínio.

 

Se você ainda não se convenceu das vantagens da biometria facial, a gente lista abaixo mais 5 motivos para você aderir à tecnologia no seu condomínio.

 

  1. Respeita o distanciamento social

Adeus a chaves, tags e crachás. O sistema de reconhecimento facial é touchless, ou seja, funciona sem a necessidade de toque. Em tempos de crise sanitária, é ideal para manter o distanciamento social entre as pessoas, garantindo a biossegurança do condomínio.

 

  1. Poupa tempo

A leitura facial é instantânea. Nada de o condômino ou o visitante sair do carro para ter sua entrada aprovada. Tampouco perder tempo procurando chaves para acessar áreas diversas. No fim das contas, a economia de tempo significa otimização de recursos humanos e financeiros.

 

  1. É precisa

A alta precisão é um dos pontos altos da biometria facial. Como a identificação é baseada em diversos pontos únicos da face, o sistema funciona ainda que o rosto tenha passado por algumas alterações, como barba, máscara, óculos ou mesmo que esteja envelhecido.

 

  1. Atua na segurança preventiva

No reconhecimento facial, a pessoa é única. É possível identificar se alguém está tentando se passar por outra pessoa e, assim, evitar o roubo de identidade. A tecnologia permite também detectar a presença de invasores, isso porque já existem no mercado soluções que identificam corpos e rostos não cadastrados.

 

  1. Automatiza processos

A automação de processos basicamente coloca na conta da tecnologia as rotinas repetitivas, liberando os profissionais para fazerem tarefas mais complexas e criativas. No caso do reconhecimento facial, é possível reduzir o número de etapas e a necessidade de intervenção humana em projetos de vigilância fulltime, por exemplo.

 

Quer automatizar o seu condomínio?

Entre em contato conosco.


📱 (62) 3541-3230
📱 (62) 99291-4483
📱0800-646-3032